domingo, 10 de abril de 2011

Anos 2000 - Panda Bear e Strokes



Começo sem delongas e apresentações - em tempos de lançamento "oficial" do novo álbum do Panda Bear, fiquei tentando me lembrar das minhas primeiras impressões do outro - Person Pitch - um tanto quanto estranho, nada que surpreendesse vindo do coletivo animal, mas realmente o cliché das harmonias à la Brian Wilson estão lá bem nas primeiras faixas...
Ouso (ou polemizo) dizer que o Animal Collective é uma das sínteses comprobatórias (totalmente pessoais e ninguém me tira) de uma guinada bem interessante que os anos 2000 tomaram - nada de "sonoridade típica anos 80" (alguma vez aquela batera sintética da década não vem a mente? Aliás, os Strokes conseguem achar uma nostalgia interessante [de videogame] desses anos com o divertidíssimo Angles) ou movimentos neo-tropicalistas que revolvem para si mesmos com pretensas antropofagias. Mistura é inerente a música. Sem purezas. Samba não despontou assim, rock não nasceu de elvis sem blues e o Animal Collective finalmente não se configura mais (daí a beleza anos 2000) como um bandinha experimental ousada que ocasionalmente flerta com o pop (nada mais deflagrador, nesse sentido, que harmonizarem com os Beach Boys).

Enfim, deu na telha de jogar coisas aí... confusões que se esclarecem na resposta e na escuta.




2 comentários:

  1. O novo do Panda Bear de fato já vazou? Pq há pouco tempo baixei uma versão dita de estúdio, e não passava de um bootleg direto da mesa... ouvirei então, mas esse álbum promete bastante para mim. Panda Bear é um sujeito que merece uma atenção especial, demorei uns anos para entender o Person Pitch.

    Quanto ao novo do Strokes, discordo que seja divertido, nem bom eu creio que seja, na verdade. Em breve eu discorro a respeito.

    ResponderExcluir
  2. sobre radiohead, acho esse texto do ruy bem relevante:

    http://camarilhadosquatro.wordpress.com/2011/04/07/radiohead-the-king-of-limbs-2011-ticker-tapexl/

    ResponderExcluir