segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Homem Mais Alto da Terra

Inicio minha colaboração neste blog com um exorcismo musical. Quem me conhece sabe que não faço outra coisa nos últimos meses além de escutar o trabalho do sueco Kristian Matsson, mais conhecido por seu pseudônimo artístico, "The Tallest Man On Earth". Logo, utilizo este espaço para expurgar toda a carga emocional que as músicas do rapaz nórdico me fez acumular.




A primeira vez que o ouvi, pensei que era algum caipira do sul profundo norte-americano. Gostei, mas não me causou grande comoção. Contudo, já na segunda audição, percebi que havia ali algo bastante precioso. Quando lançou seu primeiro EP, homônimo, em 2006, e seu primeiro disco, "Shallow Grave", dois anos depois, Kristian foi comparado ao púbere Dylan da fase folk. Além de ser um baita elogio, a comparação procede. Mas o cara não se resume a uma versão "muderna" do mestre. Há em seu trabalho uma delicadeza rara, um som ao mesmo tempo rústico e jovial. Sua qualidade lírica é notável e a voz rascante parece atingir a alma como um soco bem dado. Isso sem contar o que talvez seja seu maior trunfo, a técnica no violão. Ora dedilhado, ora palhetado. Às vezes tudo junto. Outro ponto que impressiona é a busca por sonoridades, arriscando as mais variadas afinações e possibilidades nas seis cordas.




The Tallest Man On Earth pode não ser o homem mais alto do planeta - na verdade, ele é franzino e até um pouco baixo - mas sua música é de um gigante.


Segue o link para torrent com a discografia. São dois EP's e dois álbuns completos de 2006 para cá. Destaque para o disco "The Wild Hunt", uma singela obra-prima.

2 comentários:

  1. Fala Sérgio, já um tempo andei vendo os vídeos desse cara. No começo curti bastante mas há algo na voz dele (algo de estridente) que me tirou o tesão - não é como o bob dylan que mesmo sem uma voz espetacular me faz sentir bem. Talvez seja um pouco como o Chico Buarque que canta mal mas ninguém se importa.

    ResponderExcluir
  2. Rios, eu estranhei também no início, mas depois passei a gostar muito. Na verdade, ele não canta mal. Canta até muito bem, mas tem um timbre atípico, rouco, bem peculiar. O Dylan canta mal mesmo. Rs. Grande abraço aí na Grande Maçã.

    Sérgio

    ResponderExcluir